Vinicius Aloia

Vinicius Aloia é um advogado comercial corporativo especializado no sector espacial, com anos de experiência na indústria de satélites e espacial, e em organizações intergovernamentais. Vinicius é formado pela International Space University (ISP20 e SSP21), um mestre em Direito Internacional e Comparado e Direito Comercial Internacional com foco em usos comerciais do espaço pela Universidade de Helsínquia, e um licenciado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.

Vinicius é membro do International Institute of Space Law (IISL), membro do European Centre for Space Law (ECSL), e director internacional do Grupo de Pesquisa em Direito e Política Espacial da Universidade Católica de Santos. Vinicius participou no Curso de Verão sobre Direito e Política Espacial do ECSL em 2018 e trabalhou como trainee no Gabinete de Relações e Parcerias dos Estados Membros da Agência Espacial Europeia.

Vinicius é o faculty advisor da equipa da Universidade Católica de Santos para as Rondas Latino-Americanas da Manfred Lachs Moot Court Competition, membro convidado da Comissão de Direito Espacial da Ordem dos Advogados do Brasil (Santos), e membro da Ordem dos Advogados do Brasil.

Vinicius é autor de publicações e apresentações internacionais sobre tópicos relacionados com o direito e política espacial e a comercialização de actividades espaciais, incluindo legislação espacial nacional, exploração e utilização de recursos espaciais, sustentabilidade a longo prazo das actividades espaciais, serviços em órbita, e export control.


Teses e Dissertações

Artigos e Outras Publicações