Afonso de Freitas Dantas

Afonso de Freitas Dantas é atualmente estudante no Mestrado em Direito e Ciência Jurídica na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), estando igualmente a trabalhar para a associação de defesa dos direitos dos consumidores, Ius Omnibus.

Frequentou o IV Curso Pós-Graduado em Direito da Defesa Nacional, parceria entre 4 institutos da FDUL e o IDN, tendo entregue a dissertação “Uma Nova Fronteira para Portugal: A Emergência de Perigos Resultantes da Dispersão Tecnológica de Aeronaves Não Tripuladas na Sociedade Civil”. Encontra-se certificado pela GetGlobal Data Privacy Boot Camp (GetGlobal International), bem como pela International School of Nuclear Law (Nuclear Energy Agency – OCDE e da Université de Montepellier), onde entregou a dissertação “The Non-Proliferation Treaty: Considerations on its present effectiveness as an instrument to prevent the proliferation of nuclear weapons and how the adoption of the Treaty on the Prohibition of Nuclear Weapons (if and when it enters into force) will affect the NPT’s denuclearisation goals”.

Realizou estágios em duas sociedades de advogados e numa empresa de tecnologias da informação, fazendo actualmente parte do Working Group 6 – Nuclear Security and Non-Proliferation da International Nuclear Law Association (INLA). A sua experiência na área do Direito Internacional Público, do Direito do Ciberespaço e do Direito Nuclear levaram-no a iniciar estudos na área do Direito Espacial, onde se foca em assuntos ligados à Defesa.